quarta-feira, 28 de maio de 2008

CCNA / WANs

Questão CCNA sobre “Wide Area Networks” (WAN):

“Why won’t the serial link between the Corp router and the Remote router come up?

Corp#sh int s0/0

Serial0/0 is up, line protocol is down

Hardware is PowerQUICC Serial

Internet address is 10.0.1.1/24

MTU 1500 bytes, BW 1544 Kbit, DLY 20000 usec,

reliability 254/255, txload 1/255, rxload 1/255

Encapsulation PPP, loopback not set

Remote#sh int s0/0

Serial0/0 is up, line protocol is down

Hardware is PowerQUICC Serial

Internet address is 10.0.1.2/24

MTU 1500 bytes, BW 1544 Kbit, DLY 20000 usec,

reliability 254/255, txload 1/255, rxload 1/255

Encapsulation HDLC, loopback not set

A. The serial cable is faulty.

B. The IP addresses are not in the same subnet.

C. The subnet masks are not correct.

D. The keepalive settings are not correct.

E. The layer 2 frame types are not compatible.”

Avaliando cada um dos itens, temos que a letra “A” não pode ser verdadeira porque, se assim o fosse, a mensagem após o comando “sh int s0/0” (ou melhor, “show interface serial0/0”) indicaria que a interface Serial0/0 estaria “down” e não “up” (“Serial0/0 is up”). Tal informação indicaria uma falha física, como um cabo serial desconectado ou com defeito – contudo as coisas parecem funcionar na linha física serial. Apenas após a vírgula vemos algo mais esclarecedor; há uma mensagem indicativa dizendo “line protocol is down”. O protocolo estar não-funcional, mas a linha serial estar perfeita, nos faz levantar 2 hipóteses possíveis: se estivéssemos trabalhando com mecanismos de roteamento dinâmico, divergências em parâmetros de sincronização do tipo “Dead timers” (como os encontrados no RIP e no EIGRP) que especificam o tempo em que uma mensagem permanece válida até ser automaticamente descartada dentro do tempo determinado (estratégia usada para evitar loops de roteamento), poderia causar problemas de comunicação e gerar mensagens de “protocol is down”; caso não estejamos lidando com algoritmos de roteamento, inúmeros utilitários do Cisco IOS poderiam ser úteis aqui, mas das telas podemos deduzir de forma direta o que pode estar ocorrendo de ruim...

Acontece que os protocolos PPP e HDLC não são inteiramente compatíveis. Para não conhecedores das plataformas Cisco, isso pode parecer um contra-senso, porque o protocolo PPP prevê o uso do HDLC para encapsular datagramas sobre linhas seriais. Acontece que o HDLC ao qual a listagem acima se refere diz respeito a uma versão proprietária do High-Level Data Link Control, que funciona com um formato diferente de frame HDLC, incluindo um campo a mais chamado “Proprietary”. Esse belo fruto da inovação Cisco é incompatível com o padrão ISO HDLC, e acaso você queira interligar roteadores de diferentes fabricantes, vai ser melhor optar por um formato padrão de encapsulamento como o PPP.

Voltando ao mostrado no enunciado, e do acima exposto, temos que os roteadores acima estão utilizando formatos diferentes e incompatíveis de roteamento: HDLC no roteador Remote, e PPP no roteador Corp. Trocar o formato de um ou de outro já resolveria o problema, e portanto a letra “E” esclarece exatamente a razão do problema, porque ambos HDLC e PPP são protocolos de enlace de dados, ou seja, de camada 2 (layer 2).

Marcadores: , , , ,