sábado, 16 de fevereiro de 2008

OSPF - Open Shortest Path First

Mais uma questão nos moldes das que são encontradas no exame CCNA, só que dessa vez envolvendo algoritmos de roteamento entre roteadores:

On the topic of the OSPF hello protocol; which of the statements below are true?
(Select two answer choices)
A. The OSPF Hello protocol provides dynamic neighbor discovery.
B. The OSPF Hello protocol detects unreachable neighbors in 90 second intervals.
C. The OSPF Hello protocol maintains neighbor relationships.
D. The OSPF Hello protocol negotiates the correct parameters between neighboring
interfaces.
E. The OSPF Hello protocol uses timers to elect the router with the fastest links at the
designated router.
F. The OSPF Hello protocol broadcast hello packets throughout the internetwork to
discover all routers that are running OSPF.


Resposta: A, C
O protocolo Hello do OSPF (Open Shortest Path First) serve como um meio de estabelecer as relações de vizinhança entre roteadores. É por meio desse tipo de pacote que se torna possível reconhecer potenciais roteadores numa vizinhança, e que poderão ser reconhecidos como "Neighbor Router", "Designated Router", ou "Backup Designated Router", e a partir dos quais serão construídas as listas de adjacências, de onde serão escolhidas as melhores rotas baseadas nos custos das interfaces de saída do roteador. O Hello serve tanto para estabelecer as vizinhaças, como também para mantê-las ativas, sempre que possível e para que rotas que se tornaram inválidas possam ser removidas. Além do protocolo Hello, o OSPF trabalha em conjunto com mais 4 mensagens: Database Description, Link State Request, Link State Update, Link State Ack.
A letra B se refere a um timer de 90 segundos, que não é utilizado pelo OSPF. Apesar disso, é necessário que o timing entre os pacotes Hello subsequentes estejam em sincronia, caso contrário não seria possível relações de vizinhança. (o OSPF usa algo com uma variante do "round-trip time", encontrada no TCP para descobrir de forma ativa quando um envio de pacote não chegou ao destino, e possivelmente não vai ser retransmitido). A letra E é falsa, porque o Hello não serve para identificar quem dos roteadores vizinhos possam estar usando ou não OSPF.

Marcadores: , , ,